terça-feira, 7 de agosto de 2012

Pessoas e teias

As relações humanas são como as teias. Há-as de todo o tipo... como as pessoas que as criam. Aliás, aquelas acabam por ser o reflexo destas.
Como as teias, há relações resistentes às maiores intempéries e, muitas vezes, é no meio da tempestade que mostram a verdadeira força, o verdadeiro valor. Relações deste tipo são fruto de trabalho árduo de conhecimento interpessoal,  são resultado da consciencialização de cada um e da relação com o outro. Implicam cedências, avanços e recuos, mas, acima de tudo reflectem o conhecimento do eu e o respeito pelo outro - eu sei até onde posso ir, mas não posso obrigar o outro a chegar lá. Por outro lado, ter soberania sobre os meus próprios actos, significa que tenho, em troca, o mesmo tipo de reconhecimento pela minha individualidade. E é desta dança que se fazem as relações, que se tecem as emoções, ilusões e deceções. Não há como evitá-lo. Só há como entendê-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário